Ecoparque: Caxias do Sul terá o maior parque urbano do país
13/09/2016
O tempo bom deste domingo levou inúmeras famílias ao Jardim Botânico. Lá elas puderam acompanhar diversas atividades e a apresentação do Ecoparque de Caxias do Sul, que será o maior parque urbano do país. O evento, promovido pela Prefeitura de Caxias, por por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e do SAMAE, contou ainda com o lançamento do serviço de wi-fi gratuito (Projeto Ilumina Caxias) e de câmeras de visualização (Projeto Olho Vivo) e a divulgação do Memorial do Doador do Hospital Pompéia, que será instalado no local.
A cerimônia iniciou com a divulgação do Memorial do Doador, que será construído no Ecoparque. O monumento idealizado pela equipe de captação de órgãos e tecidos do Hospital Pompéia tem a intenção de exaltar o doador de órgãos e seus familiares, que consentiram com a renovação da vida, através do maior gesto de amor ao próximo. "É o começo de um sonho que começou há 12 anos. Sou médica nefrologista, natural de Pelotas, e há 25 anos trabalho no Pompéia e convivo com os doentes crônicos, que dependem de um transplante. O Memorial do Doador será para os heróis que, em um momento muito difícil da perda de um ente querido, pensaram no próximo. Será para estas famílias virem aqui, pensar, refletir, se solidarizar com outros. Também será um local para a comunidade conhecer sobre a importância da doação, deste gesto de bondade humana", explicou a Dra. Luciana do Amaral Leonardelli, informando que Caxias tem o mesmo número de doadores que a Espanha, que é o maior doador do mundo. "Agradeço ao Prefeito Alceu por ter abraçado este ideia e ao arquiteto Paulo Bertussi, responsável pela obra, bem como toda a equipe do Pompéia", finalizou.
Em seguida, houve o lançamento do serviço de wi-fi gratuito que integra o Projeto Ilumina Caxias da SEMMA e do Projeto Olho Vivo, visualização online de praças e parques da cidade em tempo real pelo site www.caxias.rs.gov.br. As melhorias tem a parceria da Bitcom Informática. "É um momento que emociona, pois estamos aqui contribuindo com esse belo ambiente. O Jardim Botânico é a 9ª área a receber o wi-fi e o Olho Vivo, mas a ideia é chegar a 12 até o final do ano", anunciou o sócio-diretor da Bitcom, Fabiano Vergani.
A apresentação pública do Ecoparque de Caxias do Sul foi realizada pelo secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech. Ele representa o conceito de parque urbano que, preservado dentro do perímetro urbano, é frequentado e utilizado como área de lazer, convívio, contemplação, prática de esportes, além de se tornar um importante ponto turístico do Município. O Ecoparque Caxias será um dos maiores parques urbanos do Brasil. Será construído do outro lado do Jardim Botânico, em uma área do SAMAE, de 187 hectares, com a previsão de 1,7 mil metros quadrados de área construída. O parque vai contar com estacionamento, pórtico e guarita, cercamento, passarela, pavimentação de vias e passeios, praça de alimentação, pista de caminhada, ciclovia, academia, batistério, cascata, altar para cerimônias, bicicletário, belvedere, rampa para o lago, espaço pôr do Sol, playgrounds, espaço pet, túnel verde, fontes, anfiteatro, entre outros atrativos. Rech explicou que a obra, em um investimento total de R$ 10 milhões (recursos do SAMAE), será realizada em três etapas. A primeira etapa, que deve estar concluída em seis meses, inicia pelo lado da Represa Dal Bó, prevê a construção do parque em si, com a criação de pistas de caminhada e de ciclismo (cada uma com cerca de 2 Km de extensão), o plantio de cerca de 7 mil árvores e a construção de Academias da Melhor Idade (AMEIs). A segunda etapa prevê a construção da passarela, que vai ligar as duas partes sobre a rua Atílio Andreazza e última fase envolve o paisagismo da área. "É o início de uma longa batalha, de dificuldades vencidas e que envolveram muitas pessoas. Pessoas estas que se doaram pela vida, pelo trabalho coletivo, vida de outras pessoas, a exemplo do Memorial dos Doadores. O Ecoparque será um lugar diferente, um monumento à vida, a vida de pessoas, dos pets, do meio ambiente como um todo. Vai ter o que o caxiense deseja a proteção ambiental, a humanização da cidade e a promoção do turismo. Será o maior parque urbano do país, feito por gente nossa (projeto da arquiteta Fernanda Bigarella da SEMMA e dois estagiários) para nossa gente", afirmou o titular da SEMMA.
O diretor-presidente do SAMAE, Idair Moschen, afirmou que a construção do Ecoparque, na área das represas São Pedro, São Paulo e São Miguel, não vai afetar o abastecimento do Sistema Dal Bó. Cumprimentou a todos pelo projeto, que vai entrar para a história, além de lazer, proteção ambiental, trará saúde aos caxienses.
O Prefeito aproveitou a ocasião para pedir um instante de reflexão pelas vítimas do 11 de setembro nos Estados Unidos, momento que se falou nas lembranças dos doadores e seus familiares. Falou no Jardim Botânico, mais um local que será revitalizado pela administração com a construção do Ecoparque. "E o tempo vai passando e vamos fazendo uma praça, duas, três, quatro, a Praça do Trem, a Praça das Feiras, a Lagoa do Rizzo, a do Jardim Embaixador e posso ficar muito aqui falando de áreas de lazer que fizemos. Chega de dizer que Caxias não tem área! Olha essas famílias ocupando hoje este espaço. Ontem fui na praça Dante, ver o Caxias em Cena. A praça está bonita, muitas pessoas vendo a peça de teatro e será ocupada para essas atividades agora. Nós fizemos a Praça das Feiras para as feiras. A Feira do Livro será lançada amanhã e será lá. Se não der certo, não tem problema nenhum de se voltar atrás. A única coisa que não tem volta é a morte e mesmo assim vimos belos exemplos aqui com o Memorial do Doador", disse.
Sobre os projetos do Ecoparque e do Memorial, o Prefeito afirmou que todos os secretários avalizaram e falou do seu grupo de trabalho. "Nunca podia imaginar que um grupo fosse tão unido, desse tão certo como o secretariado, formado também por muitos servidores. Aí falam dos cargos de confiança. O projeto foi feito por uma arquiteta que é cargo de confiança e dois estagiários. Quanto sairia este projeto para o Poder Público se tivéssemos que contratar? Quando vi o projeto do Ecoparque falei para o Adivandro, toca. Em outra oportunidade, veio a Dra. Luciana e sua equipe com o Memorial do Doador e me disse é doador de vida. Pronto, eu diria também naquela oportunidade, toca. E está aqui agora pra dar certo", afirmou. E concluiu "O bem sempre vence o mal. Temos muitas Lucianas, Paulos e Fabianos por essa nossa Caxias do Sul, da Fé, do trabalho e do Ecoparque".
Durante toda a tarde ocorreram intervenções no Jardim Botânico com Educação Ambiental da SEMMA, CODECA e SAMAE; distribuição de água, brinquedos gigantes e apresentação da equipe de canoagem (Secretaria do Esporte e Lazer); Ponto de Atenção ao Turista (Secretaria do Turismo) e o Bitcom Day.
Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul
Mais notícias