Notícias

DEVEMOS RECONSIDERAR O IMPACTO DAS ÁRVORES NOS CICLOS DA ÁGUA E DO CLIMA

23/03/2017

As florestas e as árvores desempenham um papel importante nos ciclos da água e na regulação da temperatura do planeta, Contribuindo para a segurança alimentar e a adaptação às alterações climáticas. Nas últimas décadas, o discurso sobre as alterações climáticas considerou as florestas e as árvores principalmente como reservas de carbono e sumidouros de carbono, mas agora os cientistas pedem mais atenção à relação entre as árvores e a água nas alterações climáticas. 

O Programa de Pesquisa do CGIAR (Consultative Group for International Agricultural Research) sobre Florestas, Árvores e Agroflorestal, sugere que a discusão global sobre árvores, florestas e clima precisa ser repensada: os efeitos diretos das árvores sobre o clima através da chuva e resfriamento pode ser mais importante do que a sua bem estudada capacidade de armazenamento de carbono.
O trabalho de pesquisa "Árvores, florestas e água: idéias legais para o aquecimento global” recentemente apresentado em um crogresso internacional sobre o tema, compila conhecimentos mais antigos e novos resultados de pesquisa apontando para os efeitos importantes das árvores em ajudar a reter a água no solo, e para produzir umidade e redução de tempertaura, que por sua vez tem um impacto positivo sobre às alterações climáticas.

"O papel das árvores aumenta", disse o diretor do FTA (Forest, Trees and Agroforestry), Dr. Vincent Gitz. "Isso é muito importante no contexto do Acordo de Paris, que reconheceu as mudanças climáticas não é apenas sobre a mitigação, mas também sobre a adaptação."

 "A influência das árvores nos ciclos da água tem consequências importantes na agenda global para a segurança alimentar e a adaptação à mudança climática, em escalas diferentes", explicou o Dr. Gitz. “Com árvores, não há compensação entre adaptação e mitigação, mas uma sinergia ".
 
"O seqüestro de carbono é um co-benefício da precipitação-reciclagem e redução de temperatura promovios pelas  árvores.Quando as árvores processam e redistribuem a água, eles simultaneamente esfriam as superfícies planetárias", disse o Dr. David Ellison, principal autor do estudo.

 "Algumas particularidades de como as florestas afetam a precipitação, ainda estão sendo discutidos entre cientistas de diferentes disciplinas e origens, mas a relevância direta das árvores e florestas para proteger e intensificar o ciclo hidrológico, o resfriamento associado eo compartilhamento da umidade atmosférica com o vento locais está além da dúvida razoável. "

Fonte: World Agroforestry Centre (ICRAF)