Notícias

Plataforma digital permite usuário simular futura matriz energética brasileira

21/06/2017

O Instituto Escolhas lançou uma a plataforma que tem como objetivo fazer a sociedade pensar sobre em quais fontes de energia o Brasil deve investir para atender a demanda de eletricidade até 2025. A Plataforma #Quantoé? Gerar Energia permite que você escolha em quais fontes de energia o Brasil deve investir para atender sua demanda adicional de eletricidade até 2025.

Previsões oficiais apontam que o país terá que atender a um acréscimo de 200 terawatts-hora (TWh), ou seja, quase um terço a mais à demanda atual. De forma simples, através da #Quantoé? Gerar Energia, qualquer pessoa pode simular composições com até sete fontes de energia para a matriz energética nacional, verificando assim o investimento necessário para atender esta demanda, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerados e o impacto na conta de luz dos brasileiros.

“Esperamos que, ao saber o impacto de suas escolhas no preço da energia cobrada em sua conta de luz, o consumidor exercite e entenda o seu poder de controle sobre algo que parece tão distante e envolve tantos gastos bilionários”, completou Sérgio Leitão, diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas.

Por acreditar que a tomada de decisão não deve ser apenas financeira, o Instituto Escolhas calculou as emissões de gases de efeito estufa de cada fonte e ainda acrescentou o que seria um imposto sobre essas emissões, desestimulando o uso das fontes que usam combustíveis fósseis, em razão de seus impactos sobre o clima. Para os dados da conta de luz, comparou o custo do quilowatt-hora (kWh) de cada fonte com a tarifa de energia da concessionária que fornece energia para onde o usuário mora.

Fonte: Ambiente Energia