Notícias

Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar é inaugurado no Rio Grande do Sul

03/10/2017

Com os aerogeradores mais potentes do Brasil, maior empreendimento da Atlantic Energias Renováveis entra em plena operação comercial.

O Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, empreendimento de R$ 1,3 bilhão da Atlantic Energias Renováveis, está em operação comercial plena.

Localizado no município de Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do Rio Grande do Sul, o maior empreendimento da Atlantic está instalado em uma área de 10.424 hectares. São doze parques com 53% de média de fator de capacidade e capacidade instalada total de 207 MW, suficiente para abastecer uma cidade de 400 mil habitantes.

A construção do Complexo levou cerca de dois anos e, ao longo das obras, foram construídos 21 km de linhas de transmissão, 68 km de estradas de acessos e 3 subestações.

Os 69 aerogeradores do Complexo têm grande destaque sendo os maiores e mais potentes instalados no Brasil. São formados por 6 dovelas de 20 metros cada, totalizando 120 metros por torre, com pás que chegam a 125 metros de diâmetro. Cada um deles tem 3 MW de potência e tecnologia de torres que otimiza a geração de energia no complexo.

As fundações são diretas e sem estacas e as torres são feitas de concreto, produzidas em uma fábrica construída dentro do canteiro de obras. A fábrica de torres de concreto em obras é um conceito inovador e tem entre os benefícios a redução de custos com transporte e melhor gerenciamento da produção, tanto no prazo como na qualidade, além de reduzir o risco de atraso na entrega dos componentes. Ela também possibilita o desenvolvimento da economia regional com o uso de insumos e de mão de obra locais.

Mesmo antes de estar 100% em operação, o complexo foi líder de fator de capacidade do estado nos meses de janeiro, março, junho e julho.

Além de ser um marco para a Atlantic, a inauguração do Complexo Eólico Santa Vitória também registra um momento importante para a cidade gaúcha. Com o empreendimento, Santa Vitória do Palmar ganha em desenvolvimento social, ambiental e econômico.

A Atlantic mais uma vez reforça sua missão de gerar energia renovável com responsabilidade socioambiental e alto grau de investimento em qualidade tecnológica e capital humano, contribuindo assim para o desenvolvimento do país.

Destaca-se ainda que a totalidade do licenciamento ambiental deste empreendimento (LP, LI, gestão ambiental da obra, LO e gestão ambiental da operação) é executada pela Napeia Consultoria e Projetos.
Para saber mais sobre os projetos em que atuamos, clique aqui.

Fonte: Atlantic Energias