Notícias

Projeto Sementeiros dos Ventos reflete compromisso com comunidades

17/04/2018

O Projeto Sementeiros dos Ventos é parte integrante das ações do Programa de Educação Patrimonial do Complexo Eólico Morrinhos (CEMO), executado pela Napeia Consultoria e Projetos LTDA. para a Atlantic Energias Renováveis S.A. A iniciativa valoriza o cultivo de sementes da região e sua história

Durante a implantação e a operação do Complexo Eólico Morrinhos, no município de Campo Formoso, na Bahia, a Atlantic Energias Renováveis vem cultivando o relacionamento com as comunidades locais. Desse diálogo nasceu o projeto Sementeiros dos Ventos, protagonista do 3º capítulo da série #AtlanticSustentável.   

Em 2016, famílias que vivem da agricultura foram identificadas e foi realizado um levantamento das sementes crioulas da região. Os números provam que o projeto já fincou raízes nas terras baianas e estão dando bons frutos: 18 comunidades participam ativamente do programa e 20 variedades de sementes estão sendo preservadas.

Diferentemente da semente híbrida, modificada geneticamente e dependente de defensivos agrícolas, a crioula tem uma ampla variabilidade genética e resistência às adversidades climáticas. Cultivadas pelas gerações passadas, essas sementes estão se tornando um “legado das famílias locais”, explica Bruno Koga, Analista de Sustentabilidade da Atlantic, e, consequentemente, têm grande valor histórico.  

A captação, armazenamento, permuta e distribuição dos grãos acontecem em bancos comunitários distribuídos na região. Lá também acontecem os treinamentos promovidos pela empresa, nos quais os agricultores aprendem a armazenar as sementes de forma adequada em suportes viáveis economicamente, como a garrafa PET.

“Esse processo de resgate dá condição para termos uma produção de qualidade utilizando a semente que é nossa”, comemora Rubem Farias, agricultor familiar e coordenador do banco comunitário de grãos de Borda da Mata, uma das comunidades beneficiadas pela iniciativa.

As sementes preservadas são plantadas no sistema agroflorestal. Para isso, os agricultores  aprendem a manter a umidade do solo e técnicas que possibilitam a diversidade de culturas, sem o uso de agrotóxicos. “Aprendi que a gente tem que cuidar da terra e devolver a ela o que ela produz”, conta Rubem.

O projeto Sementeiros dos Ventos é um dos pilares do Programa de Valorização Histórica da Atlantic. Além de colaborar diretamente para o fornecimento de alimentos, preserva o passado de Campo Formoso, incentivando as comunidades a continuar plantando as “sementes do amor”, apelidadas carinhosamente por Rubem, visando um presente e futuro mais sustentáveis.

Abaixo, confira fotos do projeto Sementeiros dos Ventos e clicando aqui assista ao vídeo:

Fonte: Atlantic Energias Renováveis S.A.