Notícias

Participação da Napeia no VIII SMARS - Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social do Setor Elétrico

11/05/2018

A oitava edição do Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social do Setor Elétrico – VIII SMARS foi realizada nos dias 8 e 9 de maio de 2018, na COELBA – Neoenergia, em Salvador (BA), visando promover discussões técnicas sobre os principais desafios para o planejamento, implantação e operação de empreendimentos do setor elétrico brasileiro, diante dos compromissos com a sustentabilidade, exigências da legislação ambiental e responsabilidade social das empresas.

O VIII SMARS contou com a contribuição da Napeia Consultoria e Projetos Ltda., através da apresentação do trabalho intitulado 'SEMENTEIROS DOS VENTOS: PROJETO SOCIOAMBIENTAL VOLTADO PARA COMUNIDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPO FORMOSO, BA', projeto executado em parceria com a Atlantic Energias Renováveis S.A. no Complexo Eólico Morrinhos - CEMO.

Este Projeto foi concebido pela Napeia juntamente com a comunidade local com o propósito de auxiliar a disseminação e a perpetuação das sementes crioulas nas 18 comunidades de influência do empreendimento CEMO, através da criação de cinco bancos de sementes comunitários, para armazenamento e intercâmbio de sementes. Além da constituição destes espaços físicos, O Sementeiros dos Ventos possibilita a disseminação do conhecimento sobre técnicas de armazenamento de sementes, bem como sobre a implantação de sistemas agroflorestais (SAF).

Atualmente, os bancos de sementes têm garantido a circulação e a troca de conhecimento das variedades crioulas dentro e fora das comunidades locais e  proporcionado o aumento da interdependência e da autonomia dos agricultores que produzem alimentos, manejam florestas e trabalham com a produção de mudas orgânicas no município.

Esta edição do seminário contou ainda com a participação de palestrantes de órgãos ambientais e de grandes empresas públicas, privadas atuantes no setor elétrico nacional, como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), COPEL Geração e Transmissão S.A., Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga (CECAT/ICMBio), Brookfield Energia Renovável, CPFL Energia, RIO GRANDE ENERGIA S.A (RGE), ELETROBRAS, entre outras.

Para assistir o vídeo institucional da Atlantic Energias Renováveis S.A. sobre o Projeto Sementeiros dos Ventos: clique aqui!