Notícias

10 de maio - Dia Mundial das Aves Migratórias

17/05/2018

Tringa melanoleuca. Créditos. Jander Anunciação

O Dia Mundial das Aves Migratórias é celebrado em 10 de maio, desde o ano de 2006, devido à importância ecológica destas aves. Periodicamente, o Brasil é visitado por milhares de aves que realizam movimentos sazonais da América do Norte para a América do Sul e vice-versa. Estas aves apresentam extraordinária capacidade de percorrer longas distâncias e chegam ao Brasil à procura de locais de invernada. No outono, estas aves deixam suas áreas de reprodução rumo aos sítios de invernada, onde permanecem até o outono local, ou seja, início da primavera em sua área de reprodução no Hemisfério Norte.

A proximidade do inverno e a baixa oferta de alimentos, aliada aos fatores endógenos, induzem a migração de várias espécies aos sítios de invernada em países vizinhos ou outros continentes. Nestes sítios, encontram alimentação farta, o que lhes propicia a garantia de engorda e aquisição de energia suficiente para efetuar a muda das penas e o retorno ao seu sítio de reprodução. No território nacional, são encontrados vários sítios de invernada, os quais são importantes para a conservação e manutenção destas espécies, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, como a Ilha de Campechá (MA), a Lagoa do Peixe (RS), a Coroa do Avião (PE) o Pantanal (MS e MT). Outras áreas úmidas também são importantes, como as do rio das Mortes (MT) e Araguaia (região da Ilha do Bananal, no MT e TO), a planície de inundação do Rio Guaporé (RO) e as várzeas remanescentes do Rio Paraná (MS e PR). Famílias de aves, como Charadriidae (batuíras), Scolopacidae (maçaricos e narcejas) e Laridae (gaivotas), se aglomeram todos os anos nessas áreas devido à riqueza e disponibilidade de alimento. 

A equipe de ornitólogos da Napeia Consultoria e Projetos desenvolve estudos sobre a importância ecológica das áreas de abrangência dos Parques Eólicos, para as aves migratórias, bem como, o impacto ambiental decorrente destes. Para tanto, no âmbito da gestão ambiental deste tipo de empreendimento, são elaborados e executados Programas de Monitoramento Ambiental. Os resultados obtidos nestes estudos possibilitam ampliar o conhecimento sobre as aves migratórias e contribuir para a conservação e proteção da fauna silvestre.