Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente - 05 de junho

05/06/2018

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho, data utilizada pelas Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização em relação à preservação do meio ambiente, através, inclusive, de atividades e ações ao redor do mundo, abordando esta temática. Ao longo dos anos, esta data tem sido utilizada pela Organização como uma das maiores plataformas globais de divulgação pública de meio ambiente, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países.

É o “Dia das Pessoas” fazerem algo positivo em prol dos recursos naturais. Seu objetivo é aproveitar ações individuais e transformá-las em um poder coletivo que tenha um legado de impacto real e duradouro no planeta.

A data é comemorada de várias maneiras, como por exemplo, através da realização de ações de limpeza de praias, de plantios de árvores e até da convocação e sensibilização de funcionários e parceiros para envolvimento e adesão em práticas de vida mais sustentáveis. 

05 de junho - A data foi estabelecida em 1972 com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente.

Foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU porque recorda o dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano (Estocolmo, 1972), que culminou com a criação do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

Dia Mundial do Meio Ambiente 2018

Este ano, com a Índia como anfitriã, o Dia Mundial do Meio Ambiente está chamando as pessoas em todo o mundo para ajudar a Acabar com a Poluição Plástica.

Todos os anos, 8 milhões de toneladas de plástico entram nos nossos oceanos, ameaçando a vida marinha e humana e destruindo os nossos ecossistemas naturais. Queremos trabalhar com governos para ajudá-los a reconsiderar seu uso de plástico, gerar soluções e ajudar a aumentar a conscientização.

Para Acabar com a Poluição Plástica, precisamos que todos se prontifiquem a pensar profundamente sobre como podemos não apenas reduzir, reutilizar e reciclar, mas também inspirar novos comportamentos.

O objetivo da ONU é aproveitar o Dia Mundial do Meio Ambiente para reduzir a quantidade de plástico despejado nos oceanos, que atualmente corresponde a um caminhão carregado a cada minuto. 

Aproveite este convite da ONU para colaborar com o Meio Ambiente e faça o download dos Guias de Meio Ambiente da ONU 2018:

Guia ONU para parceiros educacionais.

Guia ONU para organizações e empresas.

Fonte: Adaptado de Ministério do Meio Ambiente e de Organização das Nações Unidas no Brasil