Notícias

15/06 - Dia mundial do vento

15/06/2018

O Dia Mundial do Vento (Global Wind Day), celebrado todo dia 15 de junho, foi criado  pela Global Wind Energy Council e pela European Wind Energy Association, que, desde 2010, organiza ações ao redor do mundo para a comemoração da data.

Esta data tem como objetivo informar à população sobre a importância de desenvolver uma matriz energética com a participação das energias renováveis, em especial a fonte eólica. 

E neste 15 de junho o Brasil tem muito a comemorar! O País possui atualmente mais de 13 GW de capacidade instalada de energia eólica distribuída em cerca de 520 parques eólicos, o que representa uma média de 6.600 aerogeradores em operação pelo País, sendo 80% deles no Nordeste. Essa infraestrutura gerou, no ano passado, 40,46TWh de energia, resultando em um crescimento de 26,2% em relação à geração do ano anterior.

Mensalmente, uma população de cerca de 67 milhões de pessoas (cerca de 22 milhões de residências) é abastecida em nosso País por energia elétrica de fonte eólica. Em média, no ano passado, 7,4% de toda a geração injetada no Sistema Interligado Nacional (SNI) foi produzida por turbinas eólicas, sendo que elas chegaram a abastecer mais de 10% do Brasil em agosto e setembro, meses que fazem parte do período chamado de “safra dos ventos”.

“No Brasil, apesar de relativamente recente, já que se desenvolveu com mais força nos últimos oito anos, a energia eólica já é uma fonte consolidada, com uma indústria 80% nacionalizada e com ótimas perspectivas de crescimento e investimento. No ano passado, a indústria eólica investiu R$ 11,4 bilhões no Brasil. As eólicas representam hoje 8% da matriz elétrica e serão a segunda fonte em cerca de três anos. Além disso, a eólica tem demonstrado uma vitalidade impressionante em pouco tempo. Um exemplo: no início deste ano, o Brasil subiu mais uma posição no Ranking Mundial do GWEC (Global Wind Energy Council) chegando à oitava posição. Em 2012, estávamos na 15º posição”, resume Elbia Gannoum, Presidente Executiva da ABEEólica.

O eficiente desenvolvimento da indústria eólica no Brasil pode ser explicado pela ótima qualidade dos ventos brasileiros e também pelo forte investimento das empresas que, nos últimos oito anos, construíram uma cadeia produtiva nacional para sustentar os compromissos assumidos e o enorme potencial de crescimento desta fonte de energia no Brasil.

Até 2023, serão instalados mais 4,7 GW e mais de 200 novos parques eólicos, levando o setor à marca de 17,8 GW, considerando apenas leilões já realizados e contratos firmados no mercado livre. Com novos leilões, este número será maior.

“Todos estes números positivos mostram não apenas um setor consolidado, mas demonstram que a energia eólica tenha um futuro promissor no Brasil. A energia produzida pelos ventos é renovável; não polui; possui baixíssimo impacto ambiental; contribui para que o Brasil cumpra o Acordo do Clima; não emite CO2 em sua operação; tem um dos melhores custos benefícios na tarifa de energia; permite que os proprietários de terras onde estão os aerogeradores tenham outras atividades na mesma terra; gera renda por meio do pagamento de arrendamentos; promove a fixação do homem no campo com desenvolvimento sustentável; gera empregos que vão desde a fábrica até as regiões mais remotas onde estão os parques e incentivam o turismo ao promover desenvolvimento regional”, resume Elbia.

Consulte aqui o InfoVento, infográfico da ABEEólica que reúne os principais dados do setor, incluindo os dados de recordes, que mostram que as eólicas chegam a abastecer mais de 70% do Nordeste em alguns dias durante a chamada “safra dos ventos”. E veja também o Boletim Anual de Geração Eólica, com dados consolidados de 2017.

Curiosidades sobre a energia eólica:

1. Há dias em que pelo menos a metade da energia do Nordeste vem das eólicas
A energia eólica tem batidos recordes atrás de recordes no Brasil. No dia 4 de julho de 2017, por exemplo, 51% da energia consumida no Nordeste veio das eólicas.

2. A geração de energia eólica não emite CO2.

3. A instalação das torres eólicas permite a continuidade da realização de atividades agrícolas e agropecuárias nas propriedades arrendadas para a implantação dos parques eólicos. Isto porque as torres ocupam pouco espaço de solo, permitindo a continuidade das atividades anteriormente realizadas no local. 

4. A cadeia produtiva da energia eólica já está no Brasil, gerando empregos diretos em nosso país. Os grandes fabricantes de aerogeradores, pás, torres e componentes estão instalados no Brasil, produzindo e contratando aqui. Pelo menos 80% de um aerogerador é nacional, com componentes e matéria-prima feitos no país.

5. Em geral, as torres eólicas medem entre 90 e 120 metros de altura. A estrutura completa (torre + pás eólicas) possui alturas que variam entre 140 e 185 metros, equivalente à prédios de 42 a 56 andares.

6. Uma base de torre eólica normalmente tem cerca de 5 metros de diâmetro, ou seja, para abraçar esta estrutura, seriam necessárias pelo menos 15 pessoas!

Fonte: Adaptado de ABEEólica.