Notícias

Napeia promove palestra sobre animais peçonhentos de importância médica para profissionais de saúde de Caetité

09/07/2018

A Napeia Consultoria e Projetos LTDA., por meio de parceria celebrada com a Secretaria Municipal de Saúde de Caetité, promoveu no dia 05 de julho palestra sobre Animais Peçonhentos de Importância Médica direcionada aos profissionais da vigilância e assistência da rede municipal de saúde. O evento foi realizado no âmbito das atividades relacionadas ao Programa de Educação Ambiental (PEA) das Centrais Eólicas Caetité - CEC, empreendimento pertencente ao grupo Rio Energy.

Animais peçonhentos são aqueles que, além de produzir veneno, são capazes de injetar nas suas presas substâncias tóxicas produzidas diretamente por glândulas especializadas. São exemplos destes animais as cobras, aranhas e escorpiões.

A atividade, que foi realizada no auditório da Universidade do Estado da Bahia - UNEB – Campus VI, teve como intuito capacitar profissionais de saúde de Caetité, abordando os seguintes aspectos:

  • Procedimentos para identificação de serpentes e aracnídeos de importância médica;
  • Principais espécies de interesse médico;
  • Ofidismo e Aracnidismo: Caracterização dos acidentes;
  • Prognóstico;
  • Mecanismos de ação do veneno e quadro clínico;
  • Tratamento;
  • Prevenção;
  • Estudos de caso.

Em 2017, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu os acidentes ofídicos na lista das doenças tropicais negligenciadas que acometem principalmente populações residentes em áreas rurais. Neste mesmo ano, dados do Ministério da Saúde contabilizaram cerca de 200.000 acidentes com animais peçonhentos no país. Caetité é um município baiano que possui altos índices de acidentes causados por estes animais, especialmente escorpiões.

Uma das principais causas de óbitos em acidentes com animais peçonhentos está relacionada justamente à identificação tardia do agente etiológico. Desta forma, a disseminação de conhecimento sobre identificação taxonômica, assim como a caracterização dos acidentes provocados por animais peçonhentos constitui ação de relevância ímpar para a comunidade.

Participaram desta ação médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas e agentes comunitários da rede municipal de saúde, totalizando cerca de 120 ouvintes. 

Confira abaixo as imagens da ação: