Napeia firma acordo de cooperação técnica com a UFOB/Barra

28 de agosto de 2018

Compartilhe isto:

Semente Crioula

Na manhã desta terça (28/08), a Napeia Consultoria e Projetos LTDA. e a Universidade Federal do Oeste da Bahia/Centro Multidisciplinar de Barra (UFOB/Barra) assinaram acordo de cooperação técnica com o intuito de promover a elaboração de material de natureza didática e educativa, intitulado provisoriamente de Catálogo de Sementes Crioulas.

Diferentemente das sementes amplamente comercializadas, modificadas geneticamente e dependentes de agrotóxicos em sua cadeia produtiva, as sementes crioulas são desenvolvidas, adaptadas ou produzidas de geração em geração por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas, e possuem características bem determinadas e reconhecidas pelas respectivas comunidades. Por ser nativa, a semente crioula tem uma ampla variabilidade genética, prescinde de agrotóxicos para sua produção e é resistente às adversidades climáticas. 

Desta forma, com a elaboração e publicação do documento será possível resgatar a importância das sementes crioulas para a agricultura local, possibilitando a disseminação de conhecimento sobre identificação das variedades crioulas existentes na região a nível de espécies, assim como disponibilização de informações sobre técnicas de armazenamento, conservação e uso dessas variedades.

O Catálogo de Sementes Crioulas não possuirá fins lucrativos e deverá versar sobre as sementes crioulas de comunidades rurais da região Norte do Estado da Bahia, inserida no Bioma Caatinga. Para tanto, o material deverá possuir linguagem acessível, tendo em vista que o público-alvo será majoritariamente rural.

O prazo de vigência do presente acordo é de seis meses, podendo ser prorrogado por igual ou superior período.

Galeria de imagens

Receba o nosso conteúdo em seu email