Notícias

Napeia, Atlantic e Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Vitória do Palmar promovem o 2º Mutirão de Limpeza do Balneário do Hermenegildo

20/05/2019

A Napeia Consultoria e Projetos, junto à Atlantic Energias Renováveis e ao Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Vitória do Palmar, promoveu no dia 18 de maio de 2019 o 2º Mutirão de Limpeza do Balneário do Hermenegildo. A ação foi realizada no âmbito das atividades relacionados ao Programa de Educação Ambiental (PEA) do Complexo Eólico Aura Mangueira – Fase I, empreendimento pertencente a Atlantic Energias Renováveis. Ainda, esta fez parte do escopo do desafio sustentável da companhia supracitada, denominada de Mundo Sem Plástico.  

O principal objetivo desta ação foi a coleta, segregação e destinação final ambientalmente correta dos resíduos dispersos na faixa de areia, no que se refere à área de banho. Ainda, a atividade teve o intuito de buscar a conscientização ambiental da comunidade e, a longo prazo, mudanças de atividades e comportamentos em nível local.

Os participantes do mutirão de limpeza foram divididos em dois grupos, percorrendo a porção norte e sul. Previamente a ação, foram distribuídas camisetas, para identificação dos participantes, luvas e sacos de rafia e plásticos, para a coleta dos resíduos. Na orla marítima, houve o acompanhamento pelo trator com carroção da Prefeitura, sendo este utilizado para o acondicionamento dos resíduos.

Dentre os resíduos, cita-se a coleta de plástico, como canudos, sacolas, garrafa pet e tampas; madeira; eletrodomésticos, como geladeira e fogão; garrafas de vidro; e demais sucatas metálicas. Estima-se que foi coletada 1 tonelada de resíduos da área de banho.

A destinação final dos resíduos será realizada pela Prefeitura de Santa Vitória do Palmar, no que se refere a sucata metálica, e pela Atlantic Energias Renováveis, referente aos demais resíduos coletados.

Participaram desta ação representantes das empresas Napeia Consultoria e Projetos, Atlantic Energias Renováveis e Acciona WindPower Brasil, da Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar, da Escola Municipal Ensino Fundamental Cel. Álvaro Carvalho, da ECO-Palmar, do Campus de Santa Vitória do Palmar da Universidade Federal do Rio Grande, e de moradores do Balneário do Hermenegildo, totalizando cerca de 60 participantes.

Agradecemos a participação e colaboração de todos! Até 2020, para o 3º Mutirão de Limpeza!

Os registros fotográficos do mutirão de limpeza, realizados pelos participantes e pelo fotógrafo Arafat Mustafa, são apresentados abaixo.