Notícias

Participação da Napeia Consultoria e Projetos na Semana Nacional do Meio Ambiente de 2019 de Santa Vitória do Palmar, RS

08/07/2019

Durante a Semana Nacional do Meio Ambiente de 2019, a Napeia Consultoria e Projetos, representando o setor de meio ambiente do Complexo Eólico Aura Mangueira – Fase I, de titularidade da Atlantic Energias Renováveis, foi convidada a participar de atividades comemorativas a esta data em instituições de ensino e na rádio local de Santa Vitória do Palmar, RS. Desta forma, a equipe técnica, representada pelo biólogo Gabriel Vier, participou de três atividades, sendo estas realizadas pela Universidade Federal de Rio Grande – FURG, Rádio América FM e Colégio São Carlos.

A Universidade Federal de Rio Grande – FURG, campus de Santa Vitória do Palmar, realizou a I Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SeMeiaA Sustentabilidade). Entre as atividades propostas e executadas, foi realizada uma Mesa Redonda sobre os Resíduos Sólidos de Santa Vitória do Palmar, no dia 04 de junho, a qual contou com a participação de representantes do Departamento de Meio Ambiente municipal, da ONG Eco-Palmar, da comunidade universitária e local, e do biólogo Gabriel Vier da Napeia Consultoria e Projetos. As pautas abordadas e discutidas tiveram enfoque na situação ambiental dos resíduos sólidos, sendo que o diálogo contemplou desde a disposição dos resíduos nas residências domiciliares até a situação de como os empreendimentos eólicos realizam o gerenciamento dos resíduos gerados em suas atividades. A interação contou com cerca de 30 participantes, sendo que nesta foi possível sanar dúvidas, bem como esclarecer os papéis e responsabilidades da comunidade em geral e as obrigações dos setores envolvidos.

O Colégio São Carlos de Santa Vitória do Palmar realizou atividades durante toda a Semana Nacional do Meio Ambiente de 2019, sendo que no dia 07 de junho a Napeia Consultoria e Projetos, por meio do biólogo Gabriel Vier, realizou uma apresentação audiovisual com 55 alunos do quinto ano. Nesta foram abordados e discutidos temas como a geração de energia elétrica, em especial a eólica, as etapas da construção de um empreendimento eólico, a fauna local registrada nas áreas de influência do Complexo Eólico Aura Mangueira – Fase I, os impactos negativos/positivos de um parque eólico, e também ações a atitudes que visam a conscientização e conservação do meio ambiente.

Ainda, no dia 07 de junho, às 13h, o biólogo Gabriel Vier participou do programa “Santa Vitória Agora”, sob apresentação de Tatau Moreira e Guacira dos Santos. Ao longo de 1h de programa, foram discutidas e esplanadas as etapas que envolvem o licenciamento e gestão ambiental de empreendimentos eólicos. Dúvidas e curiosidades sobre a fauna local, assim como os possíveis impactos gerados por empreendimentos deste tipo, também foram esclarecidos durante o programa.

Nesta Semana Nacional do Meio Ambiente, por meio dos convites e participações supracitadas, a Napeia Consultoria e Projetos teve a oportunidade de interagir com a comunidade de Santa Vitória do Palmar, RS, compartilhando conhecimento e informações sobre a interação entre meio ambiente e geração de energia eólica.