Notícias

CEO da Votorantim Energia declara que Brasil dispõe de toda a capacidade para se tornar uma potência exportadora de hidrogênio verde

29/04/2021

Durante painel da 7ª edição da Brazil Conference at Harvard & MIT, feito no dia 13 de abril, Fabio Zanfelice, CEO da Votorantim Energia, afirmou que o Brasil tem a capacidade necessária para se tornar uma potência exportadora de hidrogênio verde. O segmento terá função imprescindível para o desenvolvimento e crescimento futuro do país, conforme o executivo.

“O hidrogênio verde é o combustível da transição energética, isto é algo que está sendo discutido ao redor do mundo. O Brasil tem todas as capacidades e recursos naturais para ser uma potência para exportar hidrogênio para o mundo”, informou Zanfelice.

O executivo analisa que essa conjuntura viabilizará a exportação de um dos principais recursos do Brasil: a energia elétrica. “Temos uma grande tradição de produzir energia limpa, com baixíssima emissão de gases do efeito estufa. Precisamos organizar o país e cabe a nós, lideranças empresariais, ajudar o Brasil a ter uma posição de destaque nesse novo mercado, que será fundamental para nosso crescimento e desenvolvimento”.

Segundo Zanfelice, o território brasileiro possui um potencial que precisa ser explorado, contando com características naturais e energéticas que não são observadas em nenhum outro país. “Nós temos como resolver problemas que afetam potências mundiais para avançar na agenda de redução de emissão de gases”.

“Nós temos talvez a rede de transmissão mais interconectada, uma das maiores do mundo, que liga o sul ao norte do país, com recursos eólico, solar e hidrelétrico privilegiados”, completou.

Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia, durante o mesmo painel, apontou que a resolução sugerida pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deverá ser aprovada para a definição de um programa nacional de hidrogênio. O ministro destacou que o Brasil deseja comandar o ciclo tecnológico completo do hidrogênio, gerar empregos no segmento e expandir capacidades industriais, com objetivo de responder ao mercado interno e externo.

Há pouco tempo, a Siemens Energy, a Eletrobras e o Cepel divulgaram ter assinado um memorando que determina a realização conjunta de pesquisas e que visa à conquista do domínio do ciclo tecnológico completo do hidrogênio, desde sua geração até o consumo, para proporção de uma planta de produção piloto que seja capaz de crescer rapidamente, o que possibilitará avanços futuros e atividades complementares.

De acordo com informe anunciado pela Eletrobras, as companhias envolvidas poderão progredir por meio dos resultados das pesquisas de forma a conseguirem implantar uma usina de produção de hidrogênio em escala comercial.

A Enegix Energy divulgou, em março, após firmar um memorando de entendimento com o Governo do Estado do Ceará, que irá desenvolver a maior planta responsável pela produção do combustível do mundo no Brasil. Segundo a empresa, o empreendimento, que recebeu o nome de Base One, será capaz de gerar mais de 600 milhões de quilos de hidrogênio por ano e será alimentado por 3.4 gigawatts (GW) de energia renovável. O investimento do projeto é estimado em US$ 5,4 bilhões.

Fonte: Portal Solar