Notícias

Webinar Atlas da Eficiência Energética Brasil 2020 traz os resultados do país

29/04/2021

A EPE apresentou nesta quinta (15), o webinar Atlas da Eficiência Energética Brasil 2020 com o objetivo de esmiuçar e discutir os principais resultados do Relatório de Indicadores deste ano.

 
A abertura foi realizada pelo Sr. Giovani Machado, Diretor da EPE, que conduziu para as apresentações dos palestrantes: Felipe Soares e Rogério Matos da EPE, Hugo Salamanca e Yannick da Agência Internacional de Energia (IEA) e Gonzalo Visedo do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).

 
Neste webinar, os analistas da EPE apresentaram dados do ODEX, indicador que apura o progresso de eficiência energética no Brasil, além de outros resultados.

 
O país apresentou um ganho de eficiência energética de 14% em 2019, comparado a 2005, tendo destaque os setores residencial e de transportes, com avanços de 20% e 19%, respectivamente. 

 
Gonzalo Visedo e Hugo Salamanca abordaram sobre o progresso brasileiro e uma perspectiva global no setor de cimento. Para o consumo específico térmico, o País encontra-se em uma boa posição no cenário internacional, à frente da América do Norte e Europa e atrás de países como China, Japão e Índia, que hoje dispõem do parque industrial mais moderno do mundo. Para a emissão de CO2, o Brasil apresenta uma das menores taxas de intensidade de carbono por cimento.

 
O Webinar também apresentou os impactos na demanda e consumo de energia no Brasil e no mundo por conta da crise sanitária do COVID-19.

 
O encerramento foi realizado pela Sra. Samira Fernandes, Coordenadora Geral de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia, que reforçou a contribuição deste estudo ao Ministério: “o conteúdo apurado no Atlas da Eficiência Energética no Brasil 2020 é um trabalho muito importante para direcionamento das políticas públicas para eficiência energética”, disse Samira.

 
A apresentação está disponível aqui e o evento já está no Canal da EPE no Youtube.

 
Confira!

Fonte: Empresa de Pesquisa Energética