Notícias

Consulta Pública Resolução lista de espécies exóticas

17/06/2021

O Conselho Estadual do Meio Ambiente abre, a partir desta segunda-feira (31/05), a consulta pública da minuta de Resolução que trata sobre as diretrizes e procedimentos para a atualização da lista oficial de espécies exóticas invasoras no Estado do Rio Grande do Sul.

A consulta ficará aberta por 30 dias, até 30/06. As sugestões enviadas serão analisadas pela equipe do Programa Invasoras RS, que poderá adotar as medidas sugeridas antes da publicação da Resolução.

O Complexo Eólico Aura Mangueira – Fase I, localizado no município de Santa Vitória do Palmar, contribui com medidas preventivas à erradicação e ao controle de espécies exóticas invasoras no estado do Rio Grande do Sul. Dentre as ações de monitoramento do meio biótico, a equipe de gestão ambiental executa o Plano de Controle e/ou Erradicação de Espécies Vegetais Exóticas Invasoras nas áreas diretamente afetadas pelas estruturas do Complexo. Nessas áreas já foram identificadas o capim-annoni (Eragrostis plana), o capim-estrela (Cynodon dactylon), o cardo (Cirsium vulgare) e o pinus (Pinus elliottii.). Nesse contexto, o empreendimento atua como pioneiro no desenvolvimento de técnicas adequadas para o atendimento das diretrizes da Convenção Internacional sobre Diversidade Biológica.

Para acessar o documento, clique aqui.

Fonte: Adaptado de Secretaria do Meio Ambiente e Estrutura