Notícias

Meio ambiente em conexão

24/08/2021

A destruição de ecossistemas pode favorecer o surgimento de novas doenças. A variedade de organismos que convivem em um mesmo ambiente é fundamental para que diferentes sistemas imunológicos formem uma barreira mais eficiente a agentes infecciosos. E não é apenas o desmatamento que compromete a biodiversidade. Outros processos podem causar esse problema, o que inclui algumas práticas agrícolas e de pecuária. É o que mostra o episódio “Biodiversidade e novas doenças”,  da série de reportagens Agenda Ambiental, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) - Rádio e TV Unicamp. 

A série trata de questões relacionadas ao meio ambiente em conexão com áreas como saúde, economia, política e cultura. A preocupação com os rumos da preservação ambiental, sua relação com políticas públicas e com a economia, o aumento de eventos extremos, a ameaça a comunidades tradicionais e o surgimento de doenças relacionadas à degradação ambiental são alguns dos temas abordados nos episódios, a partir da análise de pesquisadores e especialistas da Unicamp e de outras instituições. 

Outro episódio já disponível da série discute o    Projeto de Lei 2159/2021, que tramita no Senado Federal e pretende criar novas regras para o licenciamento ambiental no país. O texto, aprovado pela Câmara dos Deputados em meados de maio, modifica de forma significativa as regras atuais e tem sido alvo de críticas por fragilizar esse importante mecanismo de proteção do meio ambiente e contrariar o que prevê a Constituição Federal a respeito. .

“Agenda Ambiental” trará novos episódios quinzenalmente, lançados sempre às segundas-feiras, no canal da TV Unicamp, no Youtube. 

Confira aqui a playlist da série.

Fonte: Unicamp