Notícias

Participação no Congresso Ambiental VIEX 2022 possibilita ampliar diálogo sobre transição energética, descarbonização, projetos socioambientais e práticas ESG

08/08/2022

Auditório Principal CAMBI 2022

O Congresso promovido pela VIEX de 26 a 28 de julho de 2022 teve o objetivo de reunir líderes e agentes do setor de meio ambiente para o desenvolvimento de pautas relacionadas ao desempenho ambiental de projetos de infraestrutura, processos industriais e obras de grande porte.

A programação  incluiu a Academia ESG, onde técnicos puderam expor práticas e ferramentas institucionais e tecnológicas para a implementação da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG - Environmental, Social, and Corporate Governance) em empresas de diferentes portes. 

A equipe técnica da Napeia esteve presente no evento, representada pelas Eng. Ambientais Verônica Casagrande e Raisa Peregrino, e pela Gestora de Recursos Humanos Franciele Paim Teixeira.  

Dentre as temáticas apresentadas foi possível identificar diversos aspectos e projetos que permeiam as áreas de atuação da Napeia, principalmente, no que se refere à transição energética e descarbonização; aos programas de sustentabilidade para empreendimentos de grande porte; e ao desenvolvimento de projetos socioambientais junto às comunidades residentes nas áreas de influência dos projetos de energia. 

Além dos temas já abordados no cenário de atuação da Napeia, também foi possível obter e compartilhar mais informações sobre o potencial do país e do Estado do Rio Grande do Sul para os projetos de geração de energia por fonte eólica offshore e nearshore. 

Diversos projetos já possuem direcionamentos para o licenciamento ambiental, em âmbito federal, e outros, estão em fase de desenvolvimento de estudos, para viabilizar as próximas etapas. A exemplo destes, têm-se os projetos passíveis de serem instalados nearshore (áreas próximas à costa), em lagos e lagoas. 

A Napeia segue buscando novas técnicas, metodologias e inspirações para a contínua melhoria do desempenho ambiental de seus clientes e parceiros.

Fonte: Interna