Notícias

FONTES RENOVÁVEIS: Brasil é o 4º país do mundo em crescimento de energia eólica

09/05/2016

Em 2015, o país adicionou 2,75 gigawatts de energia eólica à produção nacional e se firmou como a quarta nação do mundo onde essa fonte de energia mais cresce, atrás apenas da China, Estados Unidos e Alemanha. Em capacidade instalada total, o Brasil ocupa a décima posição, segundo o relatório anual do Global World Energy Council, divulgado neste mês.

Operação - Com 111 novos parques eólicos e 1.373 turbinas, o Brasil superou, no ano passado, a marca dos 2,5 GW em operação em 2014. Em capacidade eólica, temos 8,7 GW instalados no país, onde essa fonte já representa 6,2% do total. Considerando a energia eólica já contratada para 2019, a capacidade instalada total deve saltar para 18,6 GW, aponta o relatório do GWEC.

A energia é um dos principais bens que possuímos e precisamos, é através dela que temos energia elétrica para assistirmos televisão, chuveiro com água quente, entre outros confortos que ela nos proporciona. Difícil seria imaginar viver sem ela.

Além da energia elétrica, que é o que mais conhecemos temos outros tipos, como a energia hidroelétrica, energiasolar, energia eólica, energia das ondas, energia geotérmica, energia bioenergia, energia das marés, além das tecnologias que melhoram a eficiência energética. Todos esses tipos de energia entram no grupo de energiasustentável.

Entre tantos tipos que pertencem ao grupo de energia sustentável, vamos falar sobre energia eólica e energia e energia solar.

A energia eólica é produzida através da força dos ventos e gerada pelos aerogeradores. A força do vento é absorvida pelas hélices que são ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A energia eólica é renovável, limpa e abundante.

Apesar de muitas pessoas não conhecerem e, quando passam a saber sobre, acham que é algo inovador, a energiaeólica existe e é utilizada a mais de 3 mil anos.

No passado, eram usadas por meio de moinhos, é possível ver em filmes que retratam histórias antigas esse tipo de método. Este tipo de energia era usada para bombear e drenar água, além das outras atividades como moer grãos. Com o tempo houve as primeiras usinas eólicas.O método pode ser utilizado de duas maneiras. Um modo são sistemas isolados, que armazenam a energia em baterias, normalmente são usados para residências ou locais com menor uso.

O outro modo é o sistema integrados à rede, esse modo entrega energia direto para a rede elétrica, são usados para locais com uso maior, como estabelecimentos comerciais, de uma forma sustentável.

A energia solar é utilizada de diversas maneiras e é um tipo de energia abundante. Atualmente, junto com a arquitetura a iluminação solar ou controle natural da temperatura, como também é chamado, é um tipo de solução para absorver esse tipo de energia. É possível utilizar sistema de absorção de energia solar para depois utilizá-la. O sistema de energia solar é dividido em três tipos: sistema solar térmico, sistema solar fotovoltaico e sistema termossolar.

A energia solar térmica, é captada através de painéis solares térmicos, chamados de coletores solares. É o sistema mais simples e econômico, utilizado em residências, hotéis e estabelecimentos comerciais. Os painéis transferem o calor da irradiação para a água ou óleo que passa dentro deles e, assim, são utilizados como fontes de calor.

A energia solar fotovoltaica é o sistema de gerar energia elétrica através das células fotovoltaicas. Essas células normalmente são montadas em painéis solares e são capazes de transformar a radiação solar diretamente emenergia elétrica através do efeito fotovoltaico, que está em alguns matérias, como o silício.

A energia termossolar é o sistema que produz o calor de inicio, através do sistema de espelhos que concentram a radiação solar e então transformam este calor em energia elétrica.

Fonte: ABEEólica