Pacto prevê recuperação da Mata Atlântica no Recife
13/06/2016
Um pacto para recuperar 5 mil hectares da Mata Atlântica até 2020. O compromisso foi firmado no último domingo (5) pela Prefeitura do Recife, durante a abertura da Semana de Meio Ambiente, no Jardim Botânico. Para isso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já autorizou a aquisição de drones que vão ajudar na fiscalização feita, atualmente, pelos 49 profissionais da brigada ambiental.
O Recife hoje possui cerca de 6,6 mil ha do bioma. O pacto pela Mata Atlântica é uma iniciativa de caráter nacional que reúne ONGs, empresas e órgãos públicos com o objetivo de restaurar o bioma.
“Há todo um trabalho a ser realizado na Cidade para a implantação do nosso plano municipal em defesa da Mata Atlântica. O Recife hoje possui 39% de área verde com unidades de conservação, manchas desse bioma. Vamos adotar medidas para não perder essa vegetação”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Inamara Melo. Com a assinatura do Pacto, adiantou, o Recife assume compromisso com ações. Uma das medidas já é realizada, segundo a secretária: o processo de arborização voltado para proteger o bioma.
Ao assinar o termo, o prefeito Geraldo Julio ressaltou as atividades ambientais ao longo desta semana. Entre elas o trabalho de conscientização nos Econúclos, como o da Jaqueira, e o plantio de 600 mudas. O gestor fez um alerta. “É preciso observar os sinais claros que o Planeta tem nos dado para mudar o comportamento das pessoas”, disse, em referência às últimas chuvas da RMR.
A Semana do Meio Ambiente é comemorada com diversas atividades ligadas à sustentabilidade, educação ambiental e ampliação do verde nas vias públicas até a próxima sexta-feira. Ontem, no Jardim Botânico, houve trilhas para crianças e apresentação de peça sobre a importância de preservar o meio ambiente.
Serviços ambientais
Um decreto assinado pelo governador Paulo Câmaracriou ontem o Comitê Executivo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), grupo que vai formatar os critérios para a execução do programa de incentivo à preservação do meio ambiente pernambucano, como foi antecipado pela Folha de Pernambuco. A medida é mais um instrumento para ampliar as áreas de recuperação da Mata Atlântica no Estado.
Mais notícias