Brasil e Portugal assinam acordo para fabricação de veículos elétricos
04/11/2016
A Fundação Parque Tecnológico Itaipu, do Brasil e o Centro de Excelência e Inovação para a Indústria de Automóvel CEIIA, de Portugal, assinaram um acordo bilateral sobre mobilidade elétrica que tem o objetivo de unir os dois países para produção de veículos elétricos, começando com carros e, posteriormente podendo fazer sistemas para ônibus.
O acordo foi impulsionado graças aos resultados positivos dos testes com o avião da Embraer KC-390, com partes produzidas em Portugal, animou os interlocutores do acordo. Ainda não há uma data definida para os veículos começarem a ser produzidos. A Itaipu Binacional em parceria com diversas empresas desenvolveu outros veículos de tração elétrica total ou parcial.
Desde 2009 opera em Itaipu um ônibus elétrico híbrido com sistema da Eletra, empresa de tecnologia de tração elétrica de São Bernardo do Campo, carroceria Gran Via da Mascarello e motor a combustão movido por etanol fabricado pela Mitsubishi. Também com carroceria Masacarello, a Usina Itaipu Binacional desenvolveu com modelo Gran Mini, de micro-ônibus, movido 100% a eletricidade, com baterias.
Fonte: Ambiente Energia
Mais notícias