Brasil ultrapassa marca de 500 parques eólicos instalados

15 de dezembro de 2017

Compartilhe isto:

O Brasil ultrapassou, no início de dezembro, a marca de 500 parques eólicos instalados, somando, atualmente, 503 usinas do tipo, com um total de 12,64 gigawatts (GW) de capacidade instalada, informou, nesta terça-feira (12), a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).

Segundo a presidente executiva da entidade, Elbia Gannoum, até 2020, o Brasil terá pelo menos 17 GW instalados, considerando apenas os contratos que já foram firmados em leilões já realizados e também no mercado livre.

“O ano de 2016 foi muito difícil para a fonte eólica, porque não houve leilão e nenhuma nova contratação. Precisamos reverter a situação agora, nos dois leilões de dezembro, que serão fundamentais para o futuro da fonte no Brasil”, disse a executiva, em nota.

Segundo a Abeeólica, outro dado relevante é que o Brasil subiu mais uma posição e assumiu o sétimo lugar entre os países com maior geração de energia eólica no mundo, ultrapassando o Canadá, que caiu para a oitava posição. Os dados são do Ministério de Minas e Energia.

É importante destacar que ainda neste mês de dezembro, nos dias 15, 18 e 20, ocorrerão leilões de energia da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), sendo que no dia 15 o leilão será voltado para novas Linhas de Transmissão, e nos dias 18 e 20 para energias novas, A-4 e A-6, respectivamente.

Fonte: Adaptado de Centro de Estratégias em Recursos Naturais & Energia - CERNE

Galeria de imagens

Receba o nosso conteúdo em seu email