Notícias

A expectativa da Secretaria de Minas e Energia do RS é de que as obras de transmissão iniciem ainda em 2018

29/08/2018

Se depender da vontade da Eletrosul, Shanghai Eletric e Zhejiang Energy, que estão formando uma Sociedade de Prpósito Específico (SPE), várias obras de transmissão no Estado serão agilizadas. A partir da regularização da parceria pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os investidores terão 48 meses para finalizar as ações, mas a meta é reduzir esse prazo. A expectativa da Secretaria Estadual de Minas e Energia é que as obras comecem ainda neste ano.

O projeto foi atualizado em relação ao seu escopo original e, hoje, prevê a implantação de 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, oito novas subestações, ampliação de 14 subestações existentes e geração de cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos. Esses empreendimentos, estimados em R$ 3,96 bilhões, serão implementados em vários municípios gaúchos, como Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Santana do Livramento, Osório, Candiota, entre outros.

Segunda-feira (27/08/2018) à tarde, foi realizada cerimônia alusiva à formação da SPE no Palácio Piratini e, na terça-feira (28/08/2018) pela manhã, foi realizada a entrega dos documentos necessários para fazer a transferência da concessão dos complexos, na Aneel. O direito de fazer os projetos e ser remunerada por isso foi conquistado pela Eletrosul, em leilão disputado em 2014. Na época, a Receita Anual Permitida (RAP) foi estipulada em R$ 336 milhões, mas a estatal controlada pela Eletrobras não teve fôlego financeiro para ir adiante com a obra. Inicialmente, a SPE, que será consolidada para terminar o empreendmento, será formada, integralmente, pela Shanghai Eletric, mas, posteriormente, entrarão na parceria, a Eletrosul (com 27,5%) e a Zhejiang Energy (com 28,%), diminuindo para 44% o percentual da Shanghai.

O diretor-presidente da Eletrosul, Gilberto Odilon Eggers, reforça que, no plano de negócios discutido entre os parceiros, está prevista a possibilidade de antecipar o tempo de conclusão das obras e, portanto, quanto mais cedo iniciar, melhor. Contudo, o executivo prefere não estabelecer um prazo fixo para o início dos trabalhos. Já a secretária estadual de Minas e Energia, Susana Kakuta, prevê que será possível começar as ações ainda neste ano.

Eggers afirma que o projeto já obteve 39 das 44 licenças ambientais necessárias. O dirigente explica ainda que, por questões internas, foi decidido substituir o Clai Fund (fundo chinês) pela Zhejuang Energy na parceria, estatal chinesa que foi apresentada à Eletrosul pela própria Shangai Eletric. No evento, o executivo da Shanghai Eletric, Li Xioaoming, destacou que a empresa tem experiência em mercados como o asiático e o europeu, e agora entra em um novo ambiente, que é o Brasil. Já o representante da Zhejuan Energy, Chai Xiqianf, frisou que a companhia tem contato com o cenário nacional, sendo acionista da hidrelétrica São Simão, localizada na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás. Por sua vez, o governador José Ivo Sartori ressaltou a importância do empreendimento para o Rio Grande do Sul e salientou que o Estado é parceiro do setor produtivo e de novos investimentos.

A secretária de Minas e Energia enfatiza que se trata de um investimento esperado há muito tempo pelos gaúchos. Susana comenta que os empreendimentos aumentarão a capacidade de escoamento de energia no Estado. "Voltamos ao jogo da competição nacional, no que será possível a retomada de projetos eólicos", comemora. O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr., comenta que o principal exemplo dos reflexos causados por uma empresa que se encontra em dificuldade de investir foi verificado no Rio Grande do Sul (com o atraso nas obras de transmissão). O executivo argumenta que a Eletrobras busca se reestruturar para voltar a investir.

Fonte: adaptado de Jornal do Comércio